Menu

domingo, 11 de dezembro de 2011

O Poder das Invocações Mágicas


Quando Príncipe Adam, do Reino de Etérnia, recebe a “Espada do Poder” da Feiticeira Teelana, ele ativa os poderes mágicos da arma com a frase: “Pelos poderes de Grayskull, eu tenho a força!”. O castelo, então, o transforma em He-Man - o homem mais poderoso do universo - como ele mesmo diz. Seu companheiro, um tigre medroso chamado Pacato, se assusta com a transformação de “príncipe bobo alegre” em “Conan misturado com o Príncipe Valente loiro” e, a princípio acidentalmente, é transformado em Gato Guerreiro.


Lembro-me bem de ver esse desenho nas manhãs antes de ir para o colégio e pensar a respeito da mudança brusca pela qual Adam passava. Voz, aparência e atitude se modificavam de tal forma que, frequentemente, eu esquecia que os dois eram a mesma pessoa. Adam é fraco e meio infantil, enquanto He-Man destrói um diamante com as mãos, se liberta de um sarcófago feito do metal mais resistente do Universo e sai na mão com ninguém menos que Kal-El, que teme pela própria vida, como mostra a capa de “Superman and the Masters of the Universe”.


“Dois alienígenas brigando!”, pensava.

Uma vez, quando precisei ficar quieto na cama, febril e com a garganta inflamada, fraco e rouco, temi por Adam. No dia em que perdesse a voz por conta de uma gripe ou coisa parecida, ele não proferiria suas palavras mágicas e ficaria rendido, se recuperando à base de líquidos e repouso, no corpo frágil de um príncipe. Aí, vinha o segundo medo – que Esqueleto ou Hordak descobrissem essa falha da qual eu havia me dado conta, e passassem a atacar o herói com baldes d’água gelada em dias de friagem ou roubassem todos os agasalhos de seu armário. Como isso nunca aconteceu, concluí que Duncan, o Mentor, devia ser uma excelente babá.

Pensava também a respeito de sua identidade mágica ser um segredo, somente revelado à Mentor, Feiticeira e Gorpo. Será que ninguém ouvia aquele moço de colete vinho e calça de lycra roxa gritando todos os dias a plenos pulmões que tinha a força? Certamente a vizinhança sabia, mas não comentava, já que ele ensinava ética e moral para as crianças de Etérnia.


Justamente por agir como um xerife de sua terra, que se contenta em frustrar os repetidos planos de seus algozes, mas é incapaz de encarcerá-los, que He-Man é peculiar. Ele sabe que está no topo da pirâmide por ser o homem mais poderoso do universo, possuir conhecimentos secretos e não precisar tirar uma única gota de sangue de alguém para se fazer entender. Mesmo em situações de extremo perigo, seus amigos aparecem para salvar o dia. Não dá para competir com um sujeito assim, já que Esqueleto e Hordak não têm ninguém, só capangas que obedecem por medo e respeito. Além disso, Adam sabe perdoar os malfeitores, ainda que estes nunca mudem suas maneiras.

Já outro desenho dos anos oitenta coloca uma equipe de fugitivos numa posição muito mais vulnerável. A bordo da nave-mãe, os sobreviventes dos ataques à Thundera pelos mutantes Plun-Darr, fogem para o Terceiro Mundo e vêem seu planeta ser completamente destruído. Eles escapam com a Espada Justiceira, uma arma mágica detentora do Olho de Thundera, artefato encrustado no cabo da lâmina capaz de fazer de Lion-O um guerreiro de verdade. Semelhante à Espada do Poder, a Espada Justiceira também precisa de um acompanhamento vocálico para atingir seu potencial máximo:

“Espada Justiceira, dê-me a visão além do alcance! Thunder. Thunder. ThunderCats. Rôôôu!!!”, meu irmão e eu gritavámos.

Mas por que só repetíamos as palavras de Lion-O e não as do Príncipe Adam, visto que gostávamos dos dois desenhos na mesma medida? Revendo os episódios há pouco tempo, lembrei de um fato importantíssimo. Lion-O foge da destruição de Thundera com seus amigos ainda criança, e a viagem para o Terceiro Mundo leva décadas. O herói adormece dentro de uma câmara criogênica, que falha em parar seu envelhecimento, ou seja, ao chegar ao destino final, Lion-O continua tendo a mente jovem, mas no corpo de um adulto.


Obviamente que as lições de moral de Adam também nos davam a impressão de se tratar de uma figura mais velha, sábia e provavelmente mais experiente, enquanto o herói dos ThunderCats “quebrava a cara” até sacar a Espada Justiceira, responsável por protegê-lo como uma fiel guardiã.

A figura de Mumm-Ra, o vilão de voz cavernosa e amedrontadora também sofria uma mutação a partir de uma longa invocação que o fazia ganhar corpo musculoso e um poder descomunal:

“Antigos espíritos do mal, transformem esta forma decadente em Mumm-Rá, o de vida eterna!” também repetíamos o que Mumm-Rá dizia, mas por nos vangloriarmos em termos decorado cada palavra dita, dia após dia.


Agora, paremos e pensemos – Esqueleto ameaça He-Man com trapassas pequenas e truques amadores. Até o Líder da Horda do Mal, Hordak, foi traído e preso numa outra dimensão, enquanto Mumm-Rá pede ajuda aos “antigos espíritos do mal”. Que tipo de vilão invoca fantasmas responsáveis por tudo aquilo o que é ruim? O esforço que Lion-O tem de fazer, sendo uma criança responsável em suplantar as ameaças constantes de um vilão ajudado por espíritos, é imensamente maior. Lembrando que Mumm-Rá é "o de vida eterna".


Quando meu irmão, eu e muitas outras crianças repetíamos as palavras de Lion-O, estávamos, de certo modo, ajundado-o. Não como um grito de guerra, mas como uma invocação capaz de alcançar a força de Mumm-Rá. Portanto, assistir aos episódios era a única forma de garantir que poderíamos ajudar Lion-O, Cheetara, Panthro, Tygra, WilyKit, WilyKat e Snarf a sobreviverem. Dramático? Talvez, mas nada nos deixava mais animados do que começar o dia sabendo que as forças do mal perderíam mais uma vez, com nossa ajuda.

2 comentários:

  1. Victor, todos os heróis acabam tendo frases, palavras ou bordões que os caracterizam, mas nem sempre lembramos de como era emocionante repetí-las. Fazer essa viagem de volta às nossas mentes infantis é um barato! Abs, Jorge.

    ResponderExcluir
  2. Não sei vcs, mas eu fico tentando adivinhar qual deus egípcio cada um dos espiritos do mal representa, pq se vc olhar bem e claro, se vc tem interesse em mitologia egipcia, vai notar q tem uns q se familiarizam bastante com alguns... :)

    ResponderExcluir

Estamos aqui para ouvir tudo que você tiver para falar sobre a nossa Aventura!
O resto, você já sabe: nada de expressões agressivas e preconceituosas.