Menu

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Fabricando Frases


Depois que o “marreta” Janu sugeriu, no último AlCast, a criação de um armazém de objetos com frases, não pude deixar de idealizar essa grande ideia.


Imagine só: uma lojinha pequena, com cara de boutique francesa, repleta de quinquilharias separadas não por cores, gênero ou ramo de utilidade - mas por frases.


Na entrada dessa lojinha, que se chamaria “No tempo da Delicadeza”, em homenagem a Chico Buarque – haveria uma placa, dessas que só são vistas quando já estamos do lado de dentro, prontos para ir embora: “Gentileza gera Gentileza”, nos traços em verde e amarelo característicos do Profeta. O gerente usaria, para combinar (secretamente), uma cueca com os dizeres: “Gente lesa gera gente lesa”.

Nos corredores da loja - no máximo três, apertados, mas razoavelmente iluminados - prateleiras com plaquinhas de madeira organizariam (mais ou menos) os setores:


Em um canto, uma placa diria “Subjetivação de Objetos - inclusive sorrisos”. O trecho do poema “Operação Alma”, de Mario Quintana, sugere uma prateleira sem lé com cré, mas com um pouco de tudo:


Lembrancinhas baratas, como chaveirinhos de plástico em forma de caveira trariam escrito “ser ou não ser, eis a questão”. Canecas de chopp, feitas de alumínio, ficariam ótimas nessa sessão, acompanhadas do famoso trecho de Chico Buarque, que diz “Você não gosta de mim, mas sua filha gosta”.


Ao lado das canecas, pacotes de camisinhas - com embalagem verde fluorescente - trariam a frase “Não adianta nem tentar me esquecer”, do Rei Roberto.


Ainda na área de souvenirs, uma para quebrar a cabeça, de Fernando Pessoa: “Querer não é poder. Quem pode, quis antes de poder só depois de poder. Quem quer nunca há-de poder, porque se perde em querer”. Essa ficaria ótima em imãs de geladeira.


Num outro canto dessa loja - não tão longe, pela própria limitação de espaço - uma placa florida advertiria o começo de uma nova prateleira: O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você”. O trecho seria perfeito para um kit de jardinagem. Aliás, essas palavras são conhecidas popularmente como sendo de Mario Quintana mas, na verdade, tem autoria desconhecida.


Logo ao lado e um pouco sujos de poeira, vasinhos de cerâmica azul-claro com estrelas amarelas, lembrando as ilustrações do livro “O Pequeno Príncipe”, teriam a frase “ Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.- cultivas”.

Nas prateleiras mais escondidas, diários trariam na capa “Já que se há de escrever, que pelo menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas”, a verdade nua e crua de Clarice Lispector. Em um outro diário, daqueles com mini-cadeado e chaves douradas, a pergunta enigmática de João Camilo:Quem sabe o segredo mais secreto da existência de cada um?”

Num ponto mais afastado, uma nova prateleira. Dessa vez, com plaquinha de inscrições borradas. No centro, estaria um kit para vudu, com as palavras dramáticas de Caetano Veloso “Um amor assim delicado, você pega e despreza”.

Logo em frente, um folheto aparentemente sem utilidade diria “Oferece-se desespero em excelente estado”, de Kiki Dimoulá, mas sem telefone para contato.

Na prateleira de baixo, já bem próxima à porta de saída, uma placa alarmante: “Feia como um bode, teve um alegre enterro”. O trecho é do poema “Os desastres da boneca de Sofia”, de Adília Lopes. Os produtos dessa sessão seriam daqueles dietéticos, reservados aos neuróticos contadores de calorias. No rótulo, no entanto, um aviso de Clarice Lispector, em letras garrafais, lembrando até as advertências nos pacotes de cigarro: Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.”

Ao invés do tradicional “Volte Sempre” pregado à porta, essa lojinha teria uma placa diferente, em que novas frases pudessem ser escritas a cada dia. Para a estreia, escolheria uma frase bem curtinha, mas poderosa. “Para viajar, basta existir”, de Fernando Pessoa. Exatamente como esse post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos aqui para ouvir tudo que você tiver para falar sobre a nossa Aventura!
O resto, você já sabe: nada de expressões agressivas e preconceituosas.