Menu

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Coisas que envelhecem bem

Os melhores vinhos são aqueles que, levando em consideração o tipo de uva, safra e as regras básicas das CNTPs, envelhecem bem com o tempo. Para quem entende do assunto, tem um monte de outras equações místicas envolvidas nesse processo, mas o fato é que, ao contrário do que os neuróticos vendedores de cosméticos dizem, há coisas que levam tempo para atingir sua melhor forma: Balzac poderia falar sobre as mulheres, eu prefiro os jeans.

Como toda boa história do mundo da moda, essa começa na França, em uma cidadezinha rica em minério chamada Nimes. Foi lá onde o alemão Levi Strauss, junto ao letão Jacob Davis, tiveram a grande sacada: por que não utilizar aquele tecido feioso, resistente, que sempre viam como cobertura de barracas e caminhões para fabricar calças para os trabalhadores das minas? E assim foi. Os jeans, sagrados até os dias de hoje, foram sendo aprimorados até que, nos anos 50, Marlon Brando e James Dean apareceram nas telas de cinema vestindo nada mais que camisetas brancas, óculos escuros e as famosas calças. A partir daí, os jeans se tornaram a grande bandeira da turma jovem e revolucionária: nos anos 50 no estilo sedutor, com as calças mais justas, botinhas sem meia e jaquetas de couro perfecto. Nos 70, foram a bandeira hippie do desapego com as peças totalmente detonadas dotadas de bocas-de-sino exageradamente largas e até os dias de hoje, quando a variedade de cores, tecidos e tendências atinge seu auge as calças continuam lá, no alto do podium.

Milênio vai, milênio vem e os jeans, assim como os vinhos, só melhoram com o tempo. E não estou falando da “espécie” como um todo, que tende a se aprimorar de acordo com as novidades tecnológicas que vão surgindo, mas falo da peça que todos temos dentro do armário e que, depois de utilizada, se modifica e fica ainda melhor. A “memória” do tecido vai arquivando os movimentos e as curvas do corpo, tornando as calças cada vez mais confortáveis e mais difíceis de abandonar. Quem nunca teve aquela calça surrada insubstituível? Pode estar rasgada, encardida, desbotada, não importa, não há modelito novo que invada o armário e tome seu lugar. O casamento entre nós e nossos jeans são verdadeiramente duradouros, até que a morte nos separe e aí, amém.


por Mariana Negreiros

Um comentário:

Estamos aqui para ouvir tudo que você tiver para falar sobre a nossa Aventura!
O resto, você já sabe: nada de expressões agressivas e preconceituosas.