Menu

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Arthur Conan, o bárbaro

Uma nota sobre a versão 2011 de Conan para o cinema (aqui, em notas - arquivo) termina com uma questão e uma pista. Por que Robert E. Howard deu este nome para o personagem? Talvez tenha a ver com Arthur Conan Doyle.

O nome Conan, de fato, surgiu por volta do ano 400, sumiu em 1500 e só foi ganhar popularidade de novo quando as aventuras de Sherlock Holmes foram lançadas e lidas, escritas por Arthur Conan.

Howard poderia muito bem apenas ter ouvido este nome nas ruas e ficado com ele na memória, mas... ele e Doyle escreveram ao mesmo tempo, entre 1922 e 1930. Os últimos títulos do detetive surgiram numa época em que ele já publicava textos, no encarte da escola no jornal da cidade.

Robert E. Howard publicou sua primeira história na revistaWeird Tales um ano depois que Sherlock Holmes foi aposentado por seu autor, que foi escrever não ficção e livros sobre o espiritismo.

Conan Doyle voltou com força às manchetes em sua morte. Dois anos depois, Howard publicou a primeira história do Conan.


Apenas indícios, talvez, se não tivessem encontrado na biblioteca de Howard três romances e uma coletânea de contos de Holmes, além de suas obras desvinculadas de Baker Street. Era um dos seus autores favoritos, já tinha escrito isso para H. P. Lovecraft numa carta.

Acho que o nome do criador do herói virou o nome do seu herói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos aqui para ouvir tudo que você tiver para falar sobre a nossa Aventura!
O resto, você já sabe: nada de expressões agressivas e preconceituosas.