Menu

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Meu Japonês Favorito

Gaki no Tsukai é, sem a menor sombra de dúvidas, o maior programa de comédia da televisão japonesa. Apresentado pela dupla Hitoshi Matsumoto e Masatoshi Hamada desde o início de 1989, o humor televisivo japonês, chamado de owarai, ganhou fama mundial através da internet e da cultura fansubber - fãs fluentes na língua do país, cujo papel é traduzir e sincronizar as legendas, disponibilizando - as em canais de compartilhamento de vídeo. Hoje, o programa possui um cast de cinco apresentadores e diversos convidados como, por exemplo, a dupla Yoiko.

Formada por Shinya Arino e Masaru Hamaguchi, esta dupla de otakus – termo para designar o obsessivo por cultura pop e vídeo games – faz cosplay de personagens do anime Gundam e participam de sketches que geralmente tiram sarro do jeito de ser japonês. No caso abaixo, se referir ao outro de maneira formal é retribuído com um tapa numa espécie de jogo chamado batsu, ou errado.


Foi justamente a partir desta paixão de Shinya Arino pela cultura otaku, que em 2003 surgia o GameCenter CX. Exibido no canal Fuji TV Two, o rapaz de cabelo ouriçado criava o exercício de perseverança mais divertido da televisão oriental: o de terminar jogos antigos e dificílimos em um só dia, custe o que custar. Em alguns casos, como o do infame Battletoads, ele precisou de dois. Veja a continuação do segundo dia abaixo:




Sendo um cara naturalmente simpático, com tiradas engraçadíssimas, capaz de manter o bom humor mesmo que tenha de repetir a mesma tarefa por 23 horas até terminar, Arino conquistou o Japão rapidinho. O público mandava recomendações de lugares que ele devia visitar para jogar em máquinas clássicas, geralmente despertando a nostalgia ou curiosidade do público.

A graça do programa era vê-lo dissecar o manual, se dedicando inteiramente a completar aquele jogo e somente parar quando não havia qualquer indício de sucesso, mesmo após inúmeras tentativas e trapaças para avançar um nível apenas. Quando isto acontecia, um estagiário mais preparado tomava seu lugar e tentava a sorte. Muitas vezes, não tinha jeito mesmo e nem uma multidão gritando ‘Ganbare!’ fazia efeito. De bom humor, Arino e o ajudante se desculpavam e gargalhavam de sua incapacidade.


Esta imagem abaixo é mais comum do que se imagina, já que várias horas de foco e disciplina em frente à televisão deixam qualquer um morrendo de dores de cabeça e uma irritação difícil de superar. O adesivo da testa se chama reikyaku e serve para esfriar a cabeça, literalmente.

     


Seu carinho e amor pelos jogos antigos, que marcaram a minha geração e a anterior a minha, fez de Shinya um verdadeiro porta-voz da cultura de jogos retrô, conferindo-o o título de ‘Retro Game Master’ nos Estados Unidos. Em 2007, foi lançado no Japão o jogo para Nintendo DS ‘Game Center CX: Arino no Chōsenjō’. Neste jogo, acredite se quiser, você joga releituras de clássicos do Nintendo, ou Famicon, em sua dificuldade padrão. É claro que a experiência do jogo atinge o mesmo nível de frustração costumaz para um jogo da época e, por este motivo, não é para muitos. Um excelente programa sobre vídeo games, o Classic Game Room, fez uma breve sinopse do jogo há poucos meses.



O carisma do apresentador era tamanho que a notícia de casamento de Arino se transformou num programa especial e os fãs de todas as idades pararam para vê-lo se casar.

Dia 18 de Setembro, a distribuidora Discotek Media lança um DVD americano com quatorze episódios legendados do meu japonês favorito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos aqui para ouvir tudo que você tiver para falar sobre a nossa Aventura!
O resto, você já sabe: nada de expressões agressivas e preconceituosas.