Menu

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Férias culturais (parte 1)


Setembro sempre foi o mês das minhas férias. É quando gosto de viajar, mas este ano não foi possível e confesso que não está sendo nada ruim ficar no Rio.

Primeiro de tudo, o prazer de ficar em casa e colocar em dias os livros, os filmes que estão atrasados e todas as temporadas de todos os seriados que acompanho. Coincidentemente, este ano o Rio de Janeiro resolveu aproveitar e transformar setembro em o mês das artes plásticas. É muita exposição boa acontecendo na cidade.

O mês começou com a ótima retrospectiva do artista inglês Antony Gormley no CCBB. Gormley é um artista muito conhecido pelas obras em larga escala, ele explora em seu trabalho o corpo humano e o espaço.




Logo ali do lado, a Casa França Brasil está tomada pela instalação de um dos artistas brasileiros mais bem conceituados: Waltércio Caldas. A exposição ïntitulada “Cromática” abriu dia 16 de agosto e fica até o dia 21 de outubro. Algumas das questões discutidas no trabalho do artista são o limite e o espaço.



Para quem gosta de andar pela cidade está acontecendo o “OIR” uma exposição outdoor com curadoria de Marcello Dantas, com várias intervenções espalhadas pela cidade. Podemos ver obras de artistas como Jaume Plensa, Robert Morris, Henrique Oliveira, Brian Eno e Andy Goldsworthy se misturando com a cidade e sua beleza natural.


O MAM inaugurou a maior exposição de Angelo Venosa com mais de 30 obras do artista, que tem mais de 30 anos de carreira e é muito bem estabelecido tanto no Brasil, quanto no mercado internacional.


Junto com tudo isso, o Rio também foi novamente sede da “ArtRio”, entre os dias 13 e 16 de setembro, uma das maiores feiras de arte do país. Quatro armazéns do Pier Mauá foram tomados por várias galerias do Brasil e do mundo. Gigantes do mercado nacional como a Fortes Villaça e do mercado internacional como a famosa Gagosian, de Nova York e a White Cube, de Londres. A ArtRio tinha como um de seus intuitos formar platéia e parece que conseguiu, eleito o evento do fim de semana pelos cariocas, recebeu a visita de aproximadamente 74.000 pessoas! Bom, né?





Finalmente, o Rio foi incluído no calendário das artes plásticas do país e todo mundo saiu de casa para conferir.

Para terminar o mês com chave de ouro, o Festival do Rio começa dia 27 de setembro e vai até 11 de outubro. O festival é um dos maiores da América Latina e este ano exibirá mais ou menos 400 filmes em 30 salas de cinema em todo o Rio. Vários diretores serão homenageados, como os portugueses Manoel de Oliveira e João Pedro Rodrigues e o documentarista brasileiro Alberto Cavalcanti, mas tenho que dizer que a que mais me deixou feliz é a que vai homenagear o diretor americano John Carpenter, diretor de clássicos como Aventureiros do Bairro Proibido e de um dos meus filmes de suspense preferidos “A Coisa” (The Thing). Vou correr para o cinema e ver esses filmes no telão, já que os vi apenas na TV. Sim, eu era bem pequena quando esses filmes passavam na Sessão da Tarde ou no Super cine. Vai ser ótimo poder ter a experiência cinematográfica completa.

Já sabemos que alguns filmes são garantidos, como o novo de Steven Sodebergh “Magic Mike”, “Pietá” do coreano Kim KI-Duk e o novo de Wes Anderson, “Moonrise Kingdom”. Sabemos de pouco ainda, agora é só esperar o resto da programação ser divulgada, correr para fila e garantir meus ingressos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos aqui para ouvir tudo que você tiver para falar sobre a nossa Aventura!
O resto, você já sabe: nada de expressões agressivas e preconceituosas.