Menu

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

The Avalanches e os mashups

Ao ler o post da Mariana, além de admirar os artistas que ela conheceu, resolvi me obrigar a um “jogo da memória”: tentar me lembrar os artistas que conhecia por aquelas bandas da Oceania. Entre alguns lembrei do The Avalanches, coletivo australiano de mashups, capitaneado pelos produtores Robbie Chater and Darren Seltmann.



Atualmente, os mashups são uma febre na internet. É entrar no youtube e dar de cara com a Elis Regina e Amy Winehouse dividindo “palco” (“Rehab de Março”); nossa presidenta discursando ao som do System of Down (“System of Dilma”); e os sucessos ao ritmo de funk/technobrega/etc do João Brasil, que já ganhou o mundo. Mas em 2000, quando programas de compartilhamento como o Napster começavam a ganhar espaço, Chater e Seltmann (vide The Avalanches) reuniam mais de 3500 samples de vinis (de inúmeros gêneros musicais) em um CD: surgia “Since I Left You”, primeiro e único álbum do Avalanches.

A ideia original era ser um álbum conceitual sobre a história de um rapaz que seguia uma menina de país em país, associando a sonoridade dos locais as faixas do disco. Diante da megalomania, foi necessário dar um passo atrás, e ele não foi concebido exatamente dessa maneiro. Ainda assim o álbum compõe uma teia de informações sonora muito inusitada, dando uma sensação de uma viagem (por espaços, estados ou dimensões) desde seu primeiro minuto – a faixa-título, com uma introdução de violão espanhol relaxada que logo se transforma numa disco music dançante. Além disso, as faixas nunca terminam, forçando uma falsa unidade ao disco, afinal, cada faixa tem sua característica própria, tornando o álbum ainda mais extraordinário. “Since I Left You” nada mais é do que uma belissíma bricolagem do fluxo de informações do mundo contemporâneo.

Os hits “Since I Left You” e “Frontier Psychiatrist” desencadiaram em clipes que visam o hilário e o incomum. No primeiro, mineiros cavam um buraco até chegarem num grande salão, aonde dançarinas estão sendo avaliadas, eis que um dos mineiros começa a dançar com elas com uma destreza que deve ter deixado Pina Bausch com inveja. No segundo, os samples ganham seus rostos (bizarros, diga-se de passagem) e são interpretados em sincrônia com a faixa, de maneira admirável – todos no mesmo espaço. Ambos clipes reproduzem imagens sonoras com extrema concisão (como podem assistir no final do texto).

É uma pena que após mais de 11 anos, o coletivo não tenha produzido nada mais para o mundo. Mas certamente “Since I Left You” inspirou muitos dos artistas de mashup que vem surgindo nesse tempo, graças a livre troca de informação que a internet nos permite.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos aqui para ouvir tudo que você tiver para falar sobre a nossa Aventura!
O resto, você já sabe: nada de expressões agressivas e preconceituosas.