Minha retrospectiva 2011 não é necessariamente de filmes produzidos recentemente, mas, sim, daqueles que ficaram na retina. Lógico que gostei de várias produções em 2011: A Pele que Habito, de Almodóvar, Drive, do diretor Nicolas Widing Refn, Meek’s Cutoff, da diretora independente Kelly Reichardt, e o controverso A árvore da vida, de Terrence Mallik, tiveram seu lugar, mas as listas de melhores estão espalhadas por aí, então resolvi ser bem pessoal nas minhas escolhas e falar do que realmente me moveu.
2011 foi o ano em que fiquei obcecada pela atriz americana Barbara Stanwyck, conhecida por filmes como Pacto de Sangue e A Vida por um fio. Não me cansei de ver os filmes do diretor Douglas Sirk , bastante conhecido por seus melodramas e preferi ver qualquer filme noir a outro gênero. A engenhosidade desses filmes, feitos numa época onde o que importava era a inteligência dos roteiros e dos diretores, me fez deixar para trás muitas novidades.
Meus preferidos de 2011:
1. The Prowler ,dir. Joseph Losey
2. A Morte Num Beijo, dir.Robert Aldricht
3. Chamas que não se apagam, dir. Douglas Sirk
4. Curvas do Destino, dir. Edgard G. Ulmer
5. Bunny Lake is Missing , dir. Otto Preminger
6. O Tempo não Apaga, dir. Lewis Milestone
7. The Narrow Margin, dir. Richard Fleischer
8. The Crimson Kimono, dir. Samuel Fueller
9. O Mundo Odeia-me, dir. Ida Lupino
10. Na teia do Destino, dir. Max Ophüls
Raphita adorei! Pode começar a separar! Começando pelo Red Kimono! Bjuss. Sandra.
ResponderExcluir