Menu

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Um monstro em Paris

Dia 12 de outubro, foi lançado em Paris o filme Um monstre à Paris (Um monstro em Paris), animação francesa dirigida por Bibo Bergeron (O caminho para Eldorado, O espanta-tubarões). O que chamou a minha atenção para o filme, além da dublagem de Vanessa Paradis (atriz e cantora francesa casada com Johnny Depp), foi o cartaz.





Um monstro mascarado que se comunica através de música? Em Paris? Não foi difícil lembrar de O fantasma da Ópera. Primeiro dos musicais, claro, e depois do livro de Gaston Leroux, publicado em 1910 – ano em que Um monstre à Paris se passa.

Mas é fácil dizer que as semelhanças e coincidências param por aí. Afinal, o personagem do filme de Bergeron se mostra muito mais assustado do que assustador. Já Erik, o fantasma de Leroux, é um homem que, atormentado a vida inteira por sua aparência deformada, acaba por se tornar um monstro. Claro que o comportamento dele pode ser problematizado – até que ponto alguém pode ser o que de fato é e não o que os outros acreditam que seja?


A grande adaptação moderna do livro, o musical de Andrew Lloyd Webber, reforça o fato de Erik ser violento e cruel, mas fundamentalmente apaixonado. Não diferente de outros personagens monstruosos que temos visto.


O livro de Leroux dispensa as alterações que o romance Drácula sofre com a famosa versão de Coppola: o sofrimento e a angústia de não ter o objeto amado estão no texto original dessa história e a fazem muito mais romântica do que o livro de Bram Stoker.


O trailer de Um monstre à Paris, que você pode ver aqui, está com dublagem original em francês e as legendas, infelizmente, estão em inglês. A julgar pela história recente de lançamentos em terras brasileiras, será uma vitória se o filme aparecer direto em DVD.

2 comentários:

  1. Muita vontade de assistir, Ju! Será que vc consegue trazer um na sua mala quando vier de Paris? bjos!

    ResponderExcluir
  2. Ju, o texto está ótimo! O que, por sinal, não me surpreende. Sou fã do Fantasma da Ópera (musical), e adorei o clip da animação francesa. A idéia de "um" pulga gigante, gentil e simpático é genial! E a menina é fofa!
    Assistam o clip, vale a pena.

    ResponderExcluir

Estamos aqui para ouvir tudo que você tiver para falar sobre a nossa Aventura!
O resto, você já sabe: nada de expressões agressivas e preconceituosas.