Menu

sábado, 19 de janeiro de 2013

Kleber antes do Som...

   O Som ao Redor chama a atenção. Pela bilheteria – chegou a mais de 30 mil espectadores na última semana, sendo um filme que foi distribuído em poucas salas, e pela crítica, que em geral vem se posicionando a favor da obra, tanto no Brasil quanto no exterior (ganhou o Festival de Roterdam do ano passado, além de ser considerado um dos dez melhores filmes de 2012 pela New York Times).

Para mim, continuam vindo as reflexões das duas vezes que assisti. É verdade que o impacto e interesse da primeira (que rendeu esse texto), ficou abaixo do esperado na segunda vez, mas ainda é possível considerar o primeiro longa de Kleber Mendonça Filho uma obra digna de importância.


No entanto, o texto pretende indicar as obras anteriores de Kleber que, antes do atual longa, era crítico de cinema, além de ter produzido uma série de curtas metragens que merecem atenção para se entender como ele chegou ao O Som ao Redor: as grades e a paranoia da classe média recifense se encontravam presentes desde Enjaulado e algumas citações de personagens do longa estão presentes em Eletrodoméstica.



Todos os filmes foram liberados pelo próprio diretor (nos seus canais do vimeo e youtube). Por isso, deixei as sinopses a cargo do próprio autor.





Enjaulado (1997)

“Minha própria versão de "Repulsion", de Roman Polanski, mas com um homem no lugar da mulher e a paranóia da classe média brasileira no lugar do sexo... Meu primeiro curta de "ficção", feito em Betacam, alguns anos antes do digital chegar. Influências de Argento e Carpenter são quase um abuso. Charles (Hodges) é o 'one man show'.”



Enjaulado (Caged In, 1997) from Kleber Mendonça Filho on Vimeo.







Vinil Verde (2004)

“Mãe dá a Filha uma caixa com disquinhos coloridos de músicas infantis. Filha pode ouvir os disquinhos, exceto o disquinho verde.”


Vinil Verde (Green Vinyl, 2004, 16') from Kleber Mendonça Filho on Vimeo.



Eletrodoméstica (2005)

“Classe Média. Brazil, anos 90. A 220 volts.”


Eletrodoméstica (2005, 22') from Kleber Mendonça Filho on Vimeo.



Noite de sexta manhã de sábado (2006)

“Homem encontra mulher.”


Noite de Sexta Manhã de Sábado (Friday Night Saturday Morning, 2006) from Kleber Mendonça Filho on Vimeo.



Recife Frio (2010)

“RECIFE FRIO é um 'falso documentário' sobre mudança climática na tropical capital pernambucana que, inexplicavelmente, passa a ser fria. Isso gera mudanças no comportamento da população e em toda uma cultura que sempre viveu em clima quente.”






E aí? Qual você mais gostou?

Um comentário:

  1. Acompanho o trabalho do Kleber desde "A Menina do Algodão". Os curtas dele sempre indicaram que um cineasta estava germinando ali. Gostei de "O Som ao Redor". Filme sensorial e intrigante.
    Minha resenha:
    Insegurança urbana entre muros afetivos em 'O Som Ao Redor'
    www.macacomalandro.com.br/2013/01/o-som-ao-redor.html

    ResponderExcluir

Estamos aqui para ouvir tudo que você tiver para falar sobre a nossa Aventura!
O resto, você já sabe: nada de expressões agressivas e preconceituosas.