Menu

quinta-feira, 21 de junho de 2012

PotterMoore: o parque de diversões do escritor entediado.


Mesmo depois do fim da saga, o bruxo não tem paz. Não estou falando daquele amigo do Raul Seixas, mas do órfão, míope e bode expiatório dos planos de Dumbledore. Desta vez, o salvador de Hogwarts virou assunto de um sério estudioso da alta magia e escritor de quadrinhos, o sempre cabeludo Alan Moore.

Teve gente que, como eu, achou graça na notícia publicada na segunda-feira, no Globo, reproduzindo a reportagem do britânico The Independent - Alan Moore transforma Harry Potter no anticristo -, mas Juliana Giglio não foi uma delas. “Que os fãs me perdoem, mas eu tenho preguiça do Alan Moore”, diz ela. Pronto, estava aberto o debate. Gosto do cara, e imagino que por trás de tanta barba, cabelo e bigode, haja um espírito gaiato sempre pronto pra virar um mito de ponta-cabeça, pela farra de brincar com a coisa toda. Sei também que, ao usar a palavra "gaiato", metade dos seguidores de Moore me olharão torto, mas acalmem-se que a discussão mal começou.

Vinícius Marins entra na conversa para contar que, nos últimos anos, Moore tem mesmo sido mais conhecido por sua ranhetice, e por criticar os atuais quadrinhos americanos e o quanto a DC se aproveita do sucesso das obras que ele publicou pela editora. Existe fundamento nisso: a DC acaba de lançar minisséries estreladas pelos protagonistas de Watchmen com aventuras que se passam antes da obra do Moore.

O comentário aumenta o barulho das moças, Mariana e Juliana têm carinho especial pelo menino bruxo e Doris bota lenha na fogueira, provocando os nerds:

- Alan Moore, e também o Gaiman, são mestres em se apropriar de histórias dos outros para reescrevê-las. Pode ser que o senhor Moore esteja fazendo outra coisa considerada genial, para quem gosta do gênero. Mas acho suficiente que as histórias sejam apresentadas e o jornal inglês poderia perfeitamente fazer isso sem acirrar os ânimos.

Tatiana Laai acha que a polêmica é coisa mais da imprensa do que de Alan Moore, e até que faz sentido:

- Ele já brincou com o Potter no Lost Girls, por exemplo, e não lembro disso ter dado pano pra manga. Acho que o Moore anda meio ranzinza mesmo, mas daí a arrumar quizumba com fã de Harry Potter de graça, acho que não...

Vinícius e eu concordamos, achamos que tem dedo do sensacionalismo britânico no imbroglio, seja para movimentar as vendas de Moore ou trazer o nome de Potter à imprensa, e não acreditamos que isto vá denegrir as histórias do guri com o raio na testa.  Vinícius aproveita para dar uma aula (oba!):

- Essa graphic novel é a terceira parte da última aventura que Moore escreveu da Liga dos Cavaleiros Extraordinários, que já estrelaram um filme e tem seus fãs. Normalmente, quem gosta não conhece a obra original. A proposta da saga é mesmo mexer com grandes personagens da literatura que conviveriam em um mesmo universo.  Alan Quatermain, de As Minas do Rei Salomão, por exemplo, é um maníaco depressivo viciado em ópio.

Esta última saga foi dividida em três partes: Century: 1910, Century: 1969 e Century: 2009. Contam como a Liga agiu durante todo o século XX e dá amostras de como estariam agora no século XXI.  A capa da última parte, com a citação de Harry Potter, é esta:  


E eu, que adoro o humor iconoclasta desse inglês maluco, fecho esta rinha de gigantes com uma ideia: deveríamos desafiar o Alan Moore a fazer uma história totalmente diferente do universo que ele tanto gosta de revisitar. Vamos desafiá-lo a recriar um exemplar da nossa literatura de cordel, e em sextilha!


O que acham?
Alguém tem o e-mail dele aí?

3 comentários:

  1. Boa, Victor! "Carinho especial pelo bruxo" foi um eufemismo, porque eu e Juliana somos mesmo fãs de carteirinha do menino-que-sobreviveu! Mas de maneira alguma levei a novela do você-sabe-quem barbudo como ofensiva, e vou admitir que essa discussão toda só despertou minha curiosidade para ler a história.

    ResponderExcluir
  2. Só se Lembre, Mariana, que esse que acabou de sair lá fora é o terceiro volume de uma saga, como enumerei em nosso debate. Leia os dois primeiros volumes antes para você não se perder. Na realidade aconselho a ler todas as aventuras da Liga Extraordinária na ordem. Acredito que você vai adorar.

    ResponderExcluir
  3. Victor vc falou tudo: gaiato. Eu tb acho q o Moore é bem gaiato. Fico pensando se a ranhetice dele não faz parte da gaiatice...

    ResponderExcluir

Estamos aqui para ouvir tudo que você tiver para falar sobre a nossa Aventura!
O resto, você já sabe: nada de expressões agressivas e preconceituosas.