Menu

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Pergunta: o que estas bandas têm em comum?

O oriente ainda nos é relativamente desconhecido e nem mesmo o google ajuda muito quando precisamos digitar coisas em mandarim, coreano ou japonês. Precisamos instalar uma série de arquivos para que nossos teclados sejam capazes de inserir uma busca por ナンバーガール, 로로스 ou 万能青年旅店. Se ao invés de katakana, chinês tradicional ou hangul você está vendo quadradinhos ou alguma coisa que não se pareça com um idioma, você entendeu o que estou querendo dizer.

Talvez por esse motivo a maioria das bandas orientais adotem nomes em inglês e você procurando pacientemente por bandas coreanas, japonesas e chinesas vai esbarrar em coisas como:

1) Supercar: certamente uma banda que tenho em minha lista das melhores de todos os tempos. Shoegazers, mas nem tanto. Eletrônicos, mas nem tanto. Este vídeo é o início do último show da banda.


2) Number Girl: hoje esta banda também não existe mais e o ex-vocalista dela, Mukai Shutoku, é o frontman da incrível ‘Zazen Boys’. Este vídeo, assim como o de Supercar, é do último show da banda. (pulem para 02:49 para ouvirem a música)


3) Afrirampo: uma dupla de meninas japonesas conhecidas como Oni (um demônio do youkai) e Pikachu (aquele mesmo). Caramba, essa banda também já acabou, mas fazia uma barulheira considerável e por oito anos destruiu os tímpanos dos incrédulos.


4) Huckleberry Finn: uma banda coreana que achei por acidente há uns 8 anos atrás. Qual acidente eu não lembro, não deve ter sido nada sério. Este grupo existe desde meados dos anos noventa até hoje.


5) Vidulgi Ooyoo: coreanos e o gênero shoegaze conversam como se tivessem se conhecido na semana passa. Isto é uma boa coisa, se você gosta de ver bandas crescendo aos pouquinhos em meio a delays, reverbs e distorções.


6) Duck Fight Goose: faltam palavras para descrever a sonoridade dos xangaienses Duck Fight Goose. Vale a pena ouvir o disco para entender o que tanto me impressiona, mas ao vivo uns chamam de math-rock experimental ou qualquer emaranhado de palavras que simplifique isto:


7) SUBS: Kang Mao, apelido para a vocalista que significa “gata briguenta”, pegou seus trapos, juntou seus amigos, deu uma banana para a censura do governo vigente e foi gritar pela China, cobrindo 22 cidades em 37 dias. Com um gás que deixaria muito marmanjo de queixo no chão, SUBS é uma porrada bem dada.


Ao que chegamos a pergunta – então o que é mesmo que estas bandas têm em comum?
Excelente, não é mesmo?

Ilustração de Daniel Og

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estamos aqui para ouvir tudo que você tiver para falar sobre a nossa Aventura!
O resto, você já sabe: nada de expressões agressivas e preconceituosas.