Essa semana, os fãs de videogame do mundo todo pararam para
assistir a E3 - a maior feira sobre jogos eletrônicos, que terminou na última
quinta-feira em Los Angeles, nos Estados Unidos. Se esse ano os destaques foram
os novos aparelhos da Sony e Microsoft (Playstation 4 e X Box One,
respectivamente), anunciados oito anos depois da geração de consoles atual, nos
anos anteriores os destaques foram apenas os jogos. Em meio a tantas
celebrações de novos títulos, esse 14 de junho de
2013 ficará marcado pela "morte" de alguns jogos: The Sims Social, SimCity
Social e Pet Society deixam de existir nessa sexta-feira. O caso de maior
impacto é o de The Sims Social, destaque na E3 de 2011 e o título mais famoso
dentre os três, com quase 9 milhões e meio de fãs no Facebook.
A série
"The Sims" é um dos maiores fenômenos da indústria dos videogames.
Trata-se de um simulador de vidas. Uma inventiva e repaginada maneira de
"brincar de casinha", em que além de construir sua própria casa você
determina o que o personagem faz em seu dia-a-dia. Isso inclui ações como
namorar, jogar videogame e até mesmo usar uma privada. Desde 2000, é a franquia
que mais vendeu jogos para computadores (mais de 150 milhões de cópias). Veio
então a aposta no Facebook como plataforma de jogos exclusivos. Não há como
negar que a rede de Mark Zuckerberg funciona hoje também como um console, e a
resposta não foi menos que um imediato sucesso.
Lançado em 9 de
agosto de 2011, o game termina antes de completar três anos de existência. O
motivo alegado pela empresa Electronic Arts (dona da Playfish, desenvolvedora de
The Sims Social) é uma mudança "estratégica" no mercado de jogos
online. A verdade é que no auge do sucesso o jogo bateu a impressionante marca
de 10 milhões de usuários ativos diariamente. Gradativamente esse número caiu,
até chegar a menos de um milhão de jogadores diários na época do anúncio de sua
extinção. Se esse número justifica ou não os investimentos é difícil saber, mas
o que se sabe é que a Electronic Arts foi eleita pelo segundo ano consecutivo
como a pior empresa americana por uma associação de consumidores.
Houve revolta
por partes de usuários do jogo, em especial dos que gastaram dinheiro de verdade
para decorar suas casas virtuais. Um simples item virtual poderia custar
dezenas (e até uma centena) de reais. Mas o principal bem gasto sem dúvida foi
o tempo, sempre incalculável. Confesso que passei incontáveis horas jogando The
Sims Social. A proposta "social" do jogo propõe uma integração maior
entre os usuários dentro da principal rede social global.
A proposta de
interagir de verdade com pessoas a partir de um jogo pode soar estranha, mas
presenciei isso de fato. A ponto de ser acordado com a mensagem desolada de uma
amiga, que mesmo em viagem ao exterior lembrou-se de seus vizinhos virtuais.
Graças ao empurrãozinho do Sims vi o "social" acontecer de fato.
Fosse debatendo as novas missões semanais num almoço de domingo em família, adicionando
novas pessoas para jogar, ou até mesmo retomando contato com quem não conversava
mais. Tudo pela implacável política de pedidos de itens e qualquer ajuda
virtual. Sim, a dinâmica de um jogo social é de certa forma a de perturbar os
contatos pedindo de tudo.
Para alguns, essa
notícia pode soar como um motivo de alívio. Afinal, os jogadores compulsivos
ganhariam imediatamente horas extras, dentro na diária procrastinação gerada
pela jogatina online. E seus amigos jogadores (ou mesmo os não-jogadores),
teriam suas linhas do tempo menos poluídas, além de não receberem mais os
famigerados pedidos de "ajuda". As insistentes notificações de
pedidos sempre foram importunas, mas parte fundamental da dinâmica social
proposta pelo jogo - e parte da brincadeira, claro.
Que fique claro:
o jogo The Sims não acabará - apenas essa versão para Facebook. A tristeza é
ter percebido essa edição como a mais completa possível para um jogo que se
propõe a simular vidas. Afinal, com a interatividade possibilitada na maior
rede social essa simulação de vidas fica sim mais completa, visitando os
avatares de contatos reais e não apenas interagindo com a máquina.
Ao contrário de qualquer outro tipo de jogo de videogame
esse jogos em flash não terão volta,
tampouco poderão ser acessados de qualquer maneira. Para ter uma ideia do
impacto desse assunto, mesmo os jogos criados para os consoles mais antigos
(como o Atari por exemplo) podem até hoje ser emulados em outras plataformas.
Se você quiser jogar River Raid, clássico de Atari lançado em 1982, é possível
encontrar algum site que mate suas saudades. Já se preferir uma partida casual
de Sonic (o original, para Master System), de 1991, também é possível localizar
algum link rapidamente - sem precisar encontrar aquele cartucho empoeirado no
fundo de algum armário (lembrando que esta prática é considerada ilegal se você
não possui o cartucho original do jogo - e não a endossamos). The Sims Social não.
Afinal, é um jogo essencialmente online, em que a dinâmica necessita da interação
mediada pela empresa desenvolvedora bem como as constantes atualizações de
temas.
Aquela "vida
perfeita" oferecida pelo colorido jogo acabou. Os jogadores
provavelmente lembrarão com carinho de missões semanais, como a semana de Halloween ou Natal, ou aquela medieval que premiava o jogador com um dragão no
quintal. Quem jogou até o último dia, perdeu de uma só vez uma cobertura com
heliporto, uma casa na praia, uma casa em nevadas montanhas, um castelo
medieval, uma mansão mal-assombrada, além da residência principal, um
patrimônio construído em muito tempo e até o dinheiro real já citado. Se "Construa uma casa, construa um
relacionamento, construa uma vida" foi o lema do jogo, agora poderá
ser também um lema mais presente na vida offline. Que descanse(mos) em paz.
Link complementares: (em inglês)
Trailer de The Sims
Social na E3 de 2011: http://www.youtube.com/watch?v=nMCcYa_gLZs
EA como pior empresa dos EUA: http://consumerist.com/2013/04/08/worst-company-in-america-final-death-match-bank-of-america-vs-ea-part-ii/
Ranking do The Sims Social no AppData: http://appdata.com/apps/facebook/144959615576466-the-sims-social
RIP TSS
ResponderExcluirAi tristeza da minha vida t-t
ResponderExcluirMuuuuito triste mesmo. :(
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