Menu

sexta-feira, 24 de junho de 2011

O que vem antes, as imagens ou a imaginação?

Domingo passado, terminou a primeira temporada de Game of Thrones nos Estados Unidos. A série foi aplaudida pelos críticos e, segundo a HBO, conseguiu, em média, 8.300.000 pessoas por semana, na soma das transmissões pela televisão (3.900.000), com a gravação dos programas e a assistência “on demand”.

A segunda temporada começa a ser filmada em 25 de julho e, como se sabe, cada uma corresponde a um volume do livro As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R.R. Martin, oportunamente rebatizado com o nome da série. Aqui no Brasil, Game of Thrones também faz sucesso.

A audiência puxou as vendas do livro. O primeiro volume em edição de bolso está no topo da lista de best-sellers do New York Times (13 semanas na lista) e em quinto, na lista que soma impressos e e-books (10 semanas por ali). Está em primeiro lugar entre os mais vendidos em ficção, no último ranking da revista Veja.

Isto costuma acontecer, mesmo. Você também lê o livro depois de vê-lo filmado, ou prefere ler primeiro?

2 comentários:

  1. No meu modo de ver, são duas experiências distintas e as vezes é difícil saber qual das duas é a mais legal. Acho que depende da obra literária e do quanto a produção cinematográfica tem fidelidade a ela.
    Claro que quando se lê antes de ver, a expectativa é vislumbrar todo um universo que você já imaginou. Quando isso é bem feito, fica uma delícia!
    Ao contrário, o livro revela detalhes que passaram batidos no filme, ou até que nem foram citados, reforçando muitas vezes o nosso interesse e admiração pela obra.
    Agora, como são os casos dos filmes que viraram livros e até de games que viraram filmes? Acho que isso é tema para uma outra abordagem...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o meu xará, são duas experiências completamente diferentes e as duas merecem chances iguais.

    Todo mundo diz que se você gostou do filme/seriado vai amar o livro mas nem sempre isso vale ao contrário, normalmente quem ama o livro sempre acha defeitos no filme/seriados.

    Se eu já não tiver lido o livro adaptado eu sempre tento ler antes, mas eu gosto de achar defeito nas coisas. No caso de game of thrones eu ainda não me animei a ler o livro, talvez pelas buscas loucas por spoilers que eu precisei depois daquele final de temporada mas isso de já saber como acaba a história tira um pouco da leitura.

    Mas denovo, eu gosto de achar defeito nas coisas.

    ResponderExcluir

Estamos aqui para ouvir tudo que você tiver para falar sobre a nossa Aventura!
O resto, você já sabe: nada de expressões agressivas e preconceituosas.