Menu

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Em busca das origens de iamamiwhoami




Outro dia, estava em um dos sites que mais gosto de passar o tempo - o rateyourmusic.com - e me deparei com um álbum deste ano, chamado “kin” de um(a) tal de iamamiwhoami. Pois é: quem?!


Dando seguimento às investigações, entrei no youtube para ouvir as canções da criatura. Eis que algo ainda mais revelador aconteceu. Descubro que a pessoa em questão – uma jovem loira – fez do seu álbum uma obra audiovisual, onde todas as faixas são clipes. A partir daí, como um bom detetive, abri os arquivos que tinha à minha disposição (ou o histórico de vídeos do youtube no canal da artista).

Para mais uma surpresa, o primeiro vídeo do canal era uma espécie de teaser pra lá de esquisito... Chegando ao fim, me lembrei de já tê-lo assistido há alguns anos: na época, acreditava que o vídeo era um trailer misterioso para o álbum-visual do grupo psicodélico Animal Collective, que estava prestes a ser lançado. Mas esqueci do vídeo, e nunca cheguei a assistir o filme do Animal Collective. Agora, este vídeo criava uma grande confusão mental. Estava envolvido numa trama, e precisava entender quem era, de fato, iamamiwhoami.

"Prelude 699130082.451322-5.4.21.3.1.20.9.15.14.1.12", ou o teaser em questão!

Ela é Jonna Lee. Antes de ser a personagem que me levou a esse texto, a cantora sueca fazia um indie pop despretensioso que pouco chamava atenção. Então, a partir do vídeo mencionado de menos de um minuto, Joanna surgiu para o mundo. Em seguida, uma série de mini-clipes estranhos, com digitos e mensagens subliminares, continuaram a serem lançados no youtube. A imprensa suspeitava da autoria: Björk? Lady Gaga? Trent Reznor (vocalista do Nine Inch Nails)? Até mesmo a cantora pop Christina Aguilera foi cogitada... Eu e outros fãs do Animal Collective acreditavamos que fosse obra da banda.

trecho do álbum-visual do Animal Collective

Então, os clipes deixaram os números de lado e deram lugar à letras, as primeiras foram “b” e “o”. Nesses vídeos, o rosto da personagem ficava em evidência, mas a maquiagem e as distorções não deixavam o público descobrir sua identidade. Mesmo assim, a partir dos clipes, alguns fãs de Lee já começaram a suspeitar da sua nova persona, embora a assessoria da cantora tenha publicado uma nota que, caso a artista estivesse envolvida nisso, eles não tinham o menor conhecimento. A sequência de letras formaram a palavra “bounty” (“generosidade” em inglês). Até o fim da série, já se tinha noção que a misteriosa cantora loira tratava-se mesmo de Jonna Lee.

As travessuras de iamamiwhoami não terminaram aí. No final de 2010, a cantora produziu algo ainda inominável na história da música: uma espécie de videoclipe ou album visual em plano-sequência. A perfomance, chamada de In Concert, foi transmitida ao vivo na internet. Em mais de uma hora, iamamiwhoami canta as músicas de Bounty, enquanto atua numa espécie de peça ao ar livre. A história conta os últimos momentos de vida de um homem: o protagonista caminha por uma floresta; dança com a morte ou um espírito da floresta (interpretado pela própria Jonna); é velado e, por fim, incinerado e enterrado. Ainda há tempo para a morte (ou iamamiwhoami) tocar uma canção celebrando a finitude do sujeito.

iamamiwhoami - "In Concert"

Os vídeos da cantora são baseados em experimentação, mas todos se interligam, sendo, assim, conceituais. A estética e temática propõem assuntos que estão em pauta: uma abordagem crítica sobre a destruição do meio ambiente. Por exemplo, grande parte da obra se passa em uma floresta, porém o ambiente encontra-se envolto em papéis, alumínios e outros materiais que consumimos diariamente. Iamamiwhoami surge como a representação de elementos que simbolizam a degradação da natureza: com o corpo totalmente negro (uma possível representação do petróleo); com alguns pingo de neve (uma metáfora do degelo).

Atualmente, a cantora promove seu primeiro álbum “oficial” sob a alcunha de iamamiwhoami. E já carrega no currículo uma série de prêmios e indicações relativos à sua inovação no mercado fonográfico, em especial.

Há cerca de um ano atrás, eu tentava encontrar algumas respostas para os caminhos que os videoclipes estavam tomando. A verdade é que as ações de iamamiwhoami estão, sem dúvidas, entre os mais relevantes. Não só pelos os clipes, mas pela amplitude de diálogo que o músico contemporâneo pode ter com seu público. Sem contar que a sua história daria uma bela HQ noir dos tempos atuais: a cantora loira que vem intrigando a imprensa mundial, com seus vídeos que dominam o youtube e tornam-se virais da noite para o dia.

o antes, Jonna Lee e seu simpático indie pop

o agora, iamamiwhoami e uma das canções de seu novo álbum

Um comentário:

Estamos aqui para ouvir tudo que você tiver para falar sobre a nossa Aventura!
O resto, você já sabe: nada de expressões agressivas e preconceituosas.